top of page
André Silva
Dureza da água
A água das chuvas sofre um processo de mineralização quando ao atravessar os solos dissolve alguns dos seus constituintes. Para além do carbonato de cálcio, também se dissolvem outros sais contendo magnésio.
As águas com elvada concentração de sais de magnésio e de cácio dizem-se duras. Caso a concentração destes sais seja baixa as águas dizem-se macias.
As águas macias têm baixa concentração de sais de cálcio e de magnésio, já as águas duras têm uma elevada concentração de sais de calcário e de magnésio.
Os sais dissolvidos na água provocam também a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar, louças, ferros de engomar a vapor e até nas torneiras e chuveiros.
As águas em Portugal são mais duras no sul do que no norte.
Como podemos eliminar o calcário dos nossos eletrodomesticos?
Se a dureza da água for temporária ( devido à presença de carbonatos e de hidrogenocarbonatos) pode ser reduzida elevando a temperatura da água até à ebulição, o que provoca a precipitação dos carbonatos de cálcio e magnésio.
Se a dureza for permanente (devido à presença de cloretos, sulfatos e nitratos) pode ser eliminada por ebulição, mas pode ser tratada por adição de substâncias que impedem a ação da água dura sobre os sabões: os anticalcários.

bottom of page